Feijoada: um dos pratos mais populares da culinária brasileira
Se gostou compartilhe!
Feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farofa, laranja, couve, arroz e vinagrete compõem o prato e seus acompanhamentos
Existem controvérsias sobre a versão mais aceita para explicar a sua origem. A feijoada pode ser uma adaptação de um cozido preparado em Portugal ou outros pratos que uniam carne e feijão (mas o branco). Esse prato típico brasileiro é uma unanimidade nacional no quesito sabor e preferência. Juntando os acompanhamentos ao preparo do feijão com as carnes de porco, a receita faz sucesso também fora do Brasil.
Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia da UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Elza Ferreira, esse prato é um dos mais reconhecidos no mundo como sendo da culinária brasileira. “É muito saboroso e agrada muitos paladares. A maioria das pessoas visitam o Brasil e prova, costuma dizer que a comida é deliciosa”, conta.
A origem da feijoada ainda é desconhecida. Para explicar a sua criação, existem algumas versões. Uma das mais famosas é que o prato típico foi criado por escravos, que utilizaram as sobras de comida da casa-grande e incluíram partes descartadas do porco, como pés, orelha e rabo. Mas é considerada falsa porque, naquela época, essas carnes eram vistas como alimentos nobres.
“A teoria sobre a sua origem mais aceita é a de que tenha nascido de variação de uma outra receita. Mesmo assim, é tipicamente brasileira porque saboreamos com a farinha de mandioca e o nosso feijão é o preto, que é, naturalmente, da América do Sul e chamado pelos guaranis de comanda, comaná ou cumaná. Além disso, ainda adicionamos laranja e couve como acompanhamentos”, conta.
Segundo Elza, para preparar uma boa feijoada é necessário escolher bem os ingredientes, colocar as carnes de molho e trocar a água algumas vezes. “Linguiças variadas, bacon, lombo, costela, calabresa são boas pedidas para incrementar o feijão. Deixar essas carnes de molho por algumas horas e ir trocando a água é necessário para que o prato não fique muito salgado. Além disso, investir nos acompanhamentos faz toda diferença”, conclui.
Ingredientes
- 1 orelha de porco cortada em pedaços pequenos
- 2 pés de porco cortados em pedaços pequenos
- 1/2 kg de carne-seca cortada em pedaços pequenos
- 1/2 kg de costela de porco cortada em pedaços pequenos
- 1/2 kg de feijão preto
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 300 gramas de linguiça calabresa de porco cortados em fatias grossas
- 300 gramas de linguiça de paio cortada em fatias grossas
- 400 grama de lombo de porco sem osso cortado em cubos
- 1 laranja média sem casca
- 2 Cubos de Caldo de Bacon Arisco
2 litros de água fervente