FIL terá atividades em 16 espaços

Se gostou compartilhe!

Conferências, mesas-redondas, debates, lançamento de livros, contações de histórias, rodas de conversa, exposições, encontros com autores, shows musicais, espetáculos teatrais, apresentações circenses e outros eventos estarão à disposição dos visitantes entre 12 e 20 de agosto

 

A cidade de Ribeirão Preto se prepara para receber a 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro, que ocorre de 12 a 20 de agosto, com cerimônia de abertura no dia 11, a partir das 19h, na Sala Principal do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, Centro). Nesta edição, toda programação foi construída em torno do tema central “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. Para abrigar as mais de 400 atividades que compõem a agenda do evento, 16 espaços (culturais, educacionais, comerciais, públicos e privados) foram selecionados – quase todos concentrados na região central da cidade.

O Theatro Pedro II é o principal palco do evento. Ali, além da abertura do evento, acontecerão shows musicais, espetáculos teatrais, debates e rodas de conversa. As atrações serão distribuídas na Sala Principal, Café, Auditório Meira Júnior, Hall e Esplanada (que abrigará a Tenda Sesc e Ambient de Leitura – espaço de apresentações diversas e financiado pela GS Inima Ambient, uma das empresas patrocinadoras da festa literária).

No Centro Cultural Palace, em prédio vizinho ao teatro, o público poderá visitar exposições, lançamento de livros, conhecer autores locais, participar de palestras e mesas redondas, curtir sessões de cinema, apresentações musicais e saraus no auditório Pedro Paulo da Silva e também haverá ações na Sala de Estudos 8.

Do outro lado da rua, a Biblioteca Sinhá Junqueira abre sua estrutura:  Auditório, Casarão, Quintal e Espaço Infantil – para receber diversas atividades voltadas a crianças e adultos, como salão de ideias e bate-papos com escritores, lançamento de livros, música, oficinas e sessões de contação de histórias. O Sesc, instituição parceira da FIL, concentrará atividades tanto em ambientes da sua sede, também no centro de Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50), como na tenda própria instalada na Praça XV de Novembro, epicentro da feira.

A Praça XV também reunirá os estandes de livreiros, estúdio da Rádio Unaerp – que fará entrevistas e transmissão dos eventos da feira -, Tenda Moura Lacerda, Central de Informações da FIL, Usina do Saber, estande da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Diversidade, CUFA-RP (Central Única de Favelas) – no coreto, Instituto Plural e Instituto Nova Era.

A 22ª FIL terá também atividades em espaços públicos como o Teatro Municipal, no Alto do São Bento, no Palácio Rio Branco e o MIS – Museu da Imagem e do Som. O Museu Casa da Memória Italiana terá lançamento de livro e o RibeirãoShopping receberá uma exposição temática.  

Há palcos de instituições educacionais como Teatro Bassano Vaccarini, na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) e A Fábrica – Instituto SEB – voltada a estudantes do ensino médio. Além disso, há dois espaços que vão propiciar atividades exclusivas pré-agendadas par seus alunos:  o auditório Camillo de Mattos, na Fundação Educandário e o auditório Marista Escola Social Irmão Rui.

“A FIL cresce a cada ano e sua expansão só é possível em função das parcerias com o Sesc, a Prefeitura, empresas, instituições sociais e de ensino que abrem suas instalações e projetos para o público da feira, além dos apoiadores em geral.  É uma extensa rede que nos permite entregar à população um evento que prima pela potência das reflexões e encontros em prol do livro e da leitura”, comenta Viviane Mendonça, superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, instituição responsável pela organização e realização do evento.

Todas as atividades da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto são gratuitas e os locais de realização possuem acessibilidade para pessoas com deficiência. Para os eventos no Theatro Pedro II é preciso retirar senhas na Central de Informações FIL, na Praça XV de Novembro, com uma hora de antecedência. Para o Teatro Municipal, a retirada de senhas é na bilheteria do próprio local. Nos outros locais, o acesso é por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada espaço. Algumas agendas no Sesc também necessitam da retirada de senhas antecipadas, diretamente na secretaria da unidade.

Atrás das cortinas

Considerada um dos maiores eventos culturais do Brasil, a FIL inicia o trabalho de bastidores com um ano de antecedência. “Quando encerramos uma edição, anunciamos tema e data da próxima e começamos os contatos para definição da programação”, enfatiza Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.  Logo em seguida, as equipes de programação e de comunicação desenvolvem extenso plano de ação até chegarem à divulgação e execução da feira.

A montagem de toda estrutura física externa movimenta a cidade. Para a edição 2023, o início desta preparação está previsto para 24 de julho (segunda-feira), o que envolve a instalação dos 40 estandes comerciais para venda de livros e 13 estandes institucionais, incluindo os espaços da Prefeitura, da Rádio Unaerp, da CUFA-RP e de instituições sociais locais. Todos esses ambientes são cobertos, assim como parte das áreas de circulação de público. Uma equipe com 80 profissionais trabalha nesta fase.

Durante os dez dias de feira, 100 monitores (82 contratados e 18 voluntários) estarão à disposição para atender aos visitantes da FIL. Essa equipe é responsável por fornecer informações e sanar dúvidas sobre os espaços e horários das atividades, bem como organizar filas e acesso aos locais das apresentações, atendendo a demandas da produção do evento. “Promovemos uma grande movimentação atrás das cortinas para que a programação da FIL tenha sucesso refletido nas plateias”, finaliza Edgard de Castro, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura.

 

SERVIÇO: 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Data: 12 a 20 de agosto com abertura oficial no dia 11 de agosto | a partir das 19h, no Theatro Pedro II

 

LOCAIS DE EVENTOS E ENDEREÇOS (por ordem alfabética)

 

A Fábrica – Instituto Seb

Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro

Ambient de Leitura

Esplanada Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370 – Centro)

Biblioteca Sinhá Junqueira

Rua Duque de Caxias, 547 – Centro

 

Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

 

CUFA – Espaço Favela

Praça XV de Novembro (Coreto)

Rua General Osório, S/N – Centro

 

MIS – Museu da Imagem do Som

Rua Cerqueira César, 371, Centro

 

Museu Casa da Memória Italiana

Rua Tibiriçá, 776 – Centro

 

Palácio Rio Branco (Salão Rosa)

Praça Barão do Rio Branco, S/N – Centro

 

Praça XV de Novembro

Rua General Osório, S/N – Centro

 

Obs.  A Praça XV abrigará os seguintes estandes: Livreiros, Diversidade, Instituto Nova Era, Instituto Plural, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Tenda Moura Lacerda, Usina do Saber, além da CUFA – Espaço Favela.

 

 

RibeirãoShopping

Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jardim Califórnia

 

SESC

Rua Tibiriçá, 50 – Centro

 

Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp)

Avenida Costábile Romano, 2.201 | bloco F – Ribeirânia

 

Teatro Municipal

Via São Bento, s/nº – Campos Elíseos

 

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

 

Tenda Sesc
Esplanada Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370 – Centro)

 

Usina do Saber

Praça XV de Novembro, Rua General Osório

 

Além dos 16 espaços acima abertos ao público, a Fil ainda terá atividades exclusivas para estudantes nos espaços:

Auditório Camillo de Mattos (Educandário) | Exclusivo para alunos da instituição
Avenida Paschoal Innecchi, 500 – Jardim Independência

Auditório Marista Escola Social Irmão Rui  | Exclusivo para alunos da instituição
Avenida Manoel Antônio Dias, 2155 – Parque Ribeirão Preto

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário