Fisioterapia pélvica também é para homens: um cuidado que vai além da próstata
Se gostou compartilhe!
A campanha do Novembro Azul é amplamente associada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas a saúde íntima masculina vai muito além disso, e a fisioterapia pélvica tem um papel essencial nesse cuidado, ajudando a manter e restaurar funções, aliviar dores e devolver qualidade de vida a muitos homens.
A fisioterapeuta especialista Josiane Pavão, da equipe da Clínica Daniella Leiros, está disponível para entrevistas sobre o tema e destaca que quebrar o tabu e falar sobre o corpo masculino é parte fundamental da prevenção e do tratamento de disfunções que afetam o bem-estar e a autoconfiança dos pacientes.
“Os homens também têm assoalho pélvico, e ele merece atenção. A fisioterapia pode prevenir e tratar sintomas como incontinência, dores, alterações sexuais e desconfortos que, muitas vezes, são silenciados por vergonha ou falta de informação”, explica a especialista.
Sugestões de temas que podem ser abordados
1 – Fisioterapia pélvica masculina: o cuidado invisível do Novembro Azul
Matéria sobre o papel da fisioterapia pélvica no tratamento e prevenção de disfunções urinárias e sexuais em homens, especialmente antes e após cirurgias de próstata.
2 – Vergonha e silêncio: por que os homens demoram a buscar ajuda para a saúde íntima
Reportagem sobre o impacto do tabu e da desinformação, com orientações sobre sinais de alerta e como a fisioterapia pode ajudar a restaurar a confiança e a qualidade de vida.
3 – Incontinência urinária não é normal: como recuperar o controle e a autonomia
Entrevista sobre o processo de reabilitação pélvica após cirurgias urológicas ou quadros de disfunção urinária.
4 – Dor pélvica crônica e tensão muscular: o que o corpo masculino está tentando dizer
Pauta sobre dores persistentes na região pélvica, peniana ou escrotal sem causa clínica definida, e como a fisioterapia atua no diagnóstico funcional e no alívio dos sintomas.
5 – Fisioterapia pélvica e sexualidade masculina
Tema voltado à recuperação da função sexual, tratando casos de disfunção erétil, ejaculação precoce e dor durante o ato sexual, com enfoque na reeducação muscular e emocional do paciente.
6 – Fisioterapia pélvica na oncologia: reabilitar é cuidar da vida após o câncer
Abordagem sobre a importância da fisioterapia no processo de reabilitação de pacientes que enfrentaram o câncer de próstata, com foco na retomada da mobilidade, da função e da autoestima.
Você pode gostar
Grupo HEINEKEN abre inscrições para seu programa de desenvolvimento de jovens profissionais com foco em diversidade
31/07/2020
É preciso trocar de perfume de acordo com a estação?
07/12/2021