Fundação do Livro e Leitura realiza três novas feiras literárias na região metropolitana de Ribeirão Preto
Se gostou compartilhe!
As cidades de Batatais, Morro Agudo e São Joaquim da Barra entram no circuito de eventos literários realizados pela instituição nos meses de outubro e novembro. Programação inclui palestras, shows, contações de histórias e a presença de autores renomados. Todas as atividades são gratuitas
Após o sucesso da 21ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro, que atraiu cerca de 193 mil pessoas em Ribeirão Preto, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza três novas feiras literárias na região metropolitana do Estado de São Paulo, durante os meses de outubro e novembro. As cidades de Batatais, Morro Agudo e São Joaquim da Barra recebem o evento literário com uma programação completa para toda a família, incluindo palestras, shows e atividades infantis – todas abertas à população e gratuitas.
O primeiro evento acontece em Batatais, entre os dias 17 e 22 de outubro, em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais. A 9ª edição da Feira do Livro de Batatais vai reunir, além de livros, artistas da música, do teatro e do circo, uma programação completa para atrair um público diverso, entre crianças e idosos. As atividades acontecem no palco principal, localizado no Terminal Rodoviário (Av. João Luís de Oliveira, 30-176), no Teatro Municipal (Praça Dona Carolina Zanetti Soriani, s/n), no Cine Batatais (Praça Cônego Joaquim Alves 167) e no Claretiano Memorial (R. Dom Bôsco, 466). O evento homenageia os escritores Monteiro Lobato (autor), Dimas Covas (autor local) e o editor e livreiro, José Olympio (in memorian), como patrono.
Os organizadores esperam atrair cerca de 12 mil visitantes, durante os seis dias de feira, que traz uma programação gratuita. Os escritores Ferréz e Elisa Lucinda são destaques da programação, além de shows musicais com as bandas Beatles Cordel e Refazenda, exibição de filmes, atividades de astronomia, campanha de incentivo à doação de livros e passeio cultural ao Espaço José Olympio. “A parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto trouxe um salto de qualidade ao nosso evento e, também, o desafio de melhorarmos sempre, com programação diversificada e ampliação do público “, destaca o secretário de Educação da Prefeitura de Batatais, Victor Hugo Junqueira.
Na mesma semana, a Fundação do Livro e Leitura realiza também a 1ª Feira do Livro de Morro Agudo, entre os dias 19 e 22 de outubro, em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação, também gratuita, acontece no Palco Principal, na Praça Matriz (Rua Inácio Franco) e no Auditório Euclides Borges da Silva, que fica na EMEF Professora Regina Célia Ferrari Guarnieri (Avenida São José, 1615). Nesta edição, a autora homenageada é Clarice Lispector e Maria Aparecida de Souza Barbeti (autora local), além de Roberto Alves Teixeira, como o professor homenageado. As atrações do evento vão desde shows musicais com Diego Figueiredo e Renato Teixeira, André Frateschi e Nice Trip, Banda Balaco e Banda Pardieiro; palestra com Marcelino Freire, Elisa Lucinda, Ferréz, Ryane Leão e autores locais; além de sarau comandado pelo rapper Marcello Gugu, apresentações artísticas e circenses, muita contação de história e a exposição Ligados pela História, uma mostra que destaca as singularidades e os pontos comuns da história da cidade, registrados em uma produção audiovisual que também resultou no livro “Ligados Pela História”, realizado pelos pesquisadores do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC).
A secretária de Educação de Morro Agudo, Giovana Alves Jordão, lembra que uma feira literária promove interação entre a comunidade e incentiva a leitura, a escrita e a formação de novos leitores e novas ideias. “Isso é fundamental para a construção da identidade de uma cidade. Nossa expectativa é receber toda população, além de visitantes de cidades vizinhas, estimulando a paixão pela leitura, incentivando a educação e a cultura, com alegria e diversão”.
Ainda neste ano, a Fundação do Livro e Leitura também realiza a 13ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra, de 9 a 12 de novembro. Nesta edição, a homenageada é a escritora e poetisa, Cora Coralina. O evento acontecerá em dois locais: no Parque de Exposições Tancredo Neves (Rua Pará) e no Auditório Arthur Parada (R. Sergipe, 1944).
“O objetivo destas três feiras regionais é promover o valor da cultura brasileira por meio da difusão dos livros e da força da leitura. Nossa intenção é levar o acesso à cultura e aos livros para a região metropolitana, de forma gratuita a toda a população. Neste ano, demos mais um passo importante em nossas atividades: após o sucesso da FIL, em seu primeiro formato híbrido, conseguimos expandir nossos projetos para outras cidades, outros públicos e novas famílias. É o poder da literatura rompendo barreiras”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, contando com 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Em 2022, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais. Nesta 21ª edição, o evento registrou um público de 193 mil pessoas – 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line, durante 10 dias de programação.