Isto é a Patagônia
Se gostou compartilhe!
Por Juliana Cherulli
Quem acha que é bom dormir com barulho de chuva é porque nunca acampou com chuva e tentou dormir. Virar de lado nem pensar. Joelho travado, não dobra, não mexe. Só dói! Durmo e quando acordo acho que ainda é madrugada, porque a chuva ainda continua, mas já é a manhã do outro dia. Planejamento em prática, café, guardar as tralhas que não serviram para nada (lembrando que a barraca quebrou antes mesmo de eu sair pra trilha) e encaixar tudo na mochila. Ok! Mas, e as coisas encharcadas? O que restou foi jogar tudo dentro de um saco plástico. Check out no camping, correr (quem me dera) para a portaria debaixo de chuva pra ver o que dava pra fazer. Alugar uma barraca no próximo camping? Como estava a trilha? Voltar pra cidade? Muitas, muitas dúvidas!
A portaria parece diferente. Claro, era a do refúgio (hotel com café da manhã e que paga-se muitas centenas de dólares para se hospedar) e não da recepção principal pela qual eu cheguei. O cenário era: pelo menos uns 20 europeus vagando na recepção com suas roupas sequinhas de grife de aventura, botas 100% impermeáveis e eu com vontade de ir embora dali.
Na recepção do refúgio:
– Moça, ninguém vem pra cá e ninguém sai daqui. O rio está passando por cima da estrada. Estamos ilhados.
Socorro! Eu tô com frio! A bota tá encharcada, tá abaixo de cinco graus, e não tenho mais nenhuma roupa seca.
O gerente vai e faz o anúncio oficial.
– Galera, estamos presos! A previsão é de mais chuva para o resto do dia. Você queriam aventura? Dá-lhe aventura. Isto é a Patagônia.