Jardim: mesmo com pouco dinheiro é possível ter um lindo em sua casa
Se gostou compartilhe!
Por Jousy Mirelle
Plantar, fazer seu próprio jardim e se deliciar com isso nunca foi uma coisa que eu tinha em mente. Sou muito prática e sempre achei que cuidar de plantas fosse um “bicho de sete cabeças”. Mas, eu vi que não é e estou me deliciando com isso. Queria mostrar com essa matéria que é possível fazer você mesma um jardim, com pouco dinheiro e com muita diversão. Pra quem nunca teve noção de nada, eu precisei pedir ajuda para os “universitários”. Nesse caso, da Mac Zamboni, uma paisagista que me ensinou o caminho das pedras. Quer dizer, me explicou a diferença delas. Calma! Vocês já vão entender do que estou falando.
Se eu consegui, você também consegue. Primeiro, você tem que definir o local, verificar a luminosidade e o espaço que tem. Depois disso, você pode escolher entre as plantas que aguentam mais calor, as que gostam mais de sombra, enfim, vai poder avaliar suas escolhas. Segundo a Mac, é possível fazer um espaço florido bonito você mesma. “É possível, mas você precisa reservar, pelo menos, uma meia hora a cada dois dias, para regar, retirar as folhas secas, trocar os vasos de lugares, pois muitas plantas e flores necessitam de algumas horas de sol. Como as suculentas, por exemplo”, diz. Teve mesmo uns vasinhos meus que não mudei de lugar e as flores secaram, mas, agora, tentarei fazer o dever de casa.
A paisagista também garante que é possível gastar pouco fazendo um jardim, com as plantas que temos, hoje, no mercado. “Existe uma infinidade de opções de plantas de fácil manutenção e baratas. Podemos escolher a exoria, raphis, onze horas, palmeiras, kalochoe e muitas outras”.
Se você optar por colocar uma parte de grama em seu jardim, avalie as condições climáticas do local onde mora e o espaço que pega sol. No meu caso, como o sol pega de manhã em uma parte do jardim, optamos pela grama São Carlos. Ela está entre as mais usadas no Brasil, junto com a Esmeralda e a Batatais. No caso da grama, chamamos um jardineiro que já vende e planta ela com cuidado.
Agora, eu vou explicar para vocês o caminho das pedras. Em meu jardim optamos por pedregulho na parte em que não pega nada de sol e só fizemos uns desenhos com a pedra branca. Quando vi aquele monte de pedra de rio suja eu assustei! Mas, o resultado me impressionou. “A pedra branca dá todo o charme no jardim, mas como ela é muito porosa, absorve muita sujeira. Então, optamos em intercalar o pedregulho, porque além de não absorver nenhuma sujeira, quanto mais ele é regado mais brilhante e bonito fica”, declara Mac. Isso é verdade! Deu um charme todo especial.
Como plantar
Mas, vamos ao que interessa. Depois de escolher o local, as plantas e vasos, chega a hora de plantar. Plantamos uma pimenteira em um vaso escolhido por nós duas e ela foi me explicando o passo a passo. “O plantio é simples. É sempre bom colocar uma manta de bidin pra forrar o vaso. Isso evita que quando for regar a água que escoar não suje o local. Aí é só colocar terra adubada ou o esterco. É bom sempre deixar uns 15 centímetros abaixo, aproximadamente, do vaso. Isso fará com que as raízes não fiquem expostas. Depois é só cobrir com pedras ou cascas de árvores”, dá o passo a passo Zamboni.
Mac Zamboni deixando o vaso mais lindo
Todas as plantas foram compradas na Pronta Flora, de Cravinhos-SP. Os vasos foram escolhidos em uma loja em Serrana mesmo e tivemos a ajuda do Sr. Edilmo, jardineiro de mão cheia. Mas, o jardim ainda não acabou porque quero uma mini árvore frutífera para colocar do lado do coqueiro e ainda tem um espaço para um vaso no desenho da pedra branca. Esse tipo de planta está super em alta e é uma fofura, além de dar frutas de verdade.
Dicas da Mac
- Planeje-se;
- Escolha as plantas para seu jardim pequeno;
- Use móveis;
- Pedras, uma bela ideia para um jardim pequeno;
- Invista em vasos decorativos;
- Invista em decks;
- Capriche na iluminação;
- Abuse do uso de material reciclável.
Sugestão de Plantas para o sol
Rosa do Deserto
Cactos
Suculentas
Hera
Balbine Murta
Sugestão de Plantas para o sombra
Renda portuguesa
Zamioculca
Espada de São Jorge
Lírio da paz
Maranta
e algumas espécies de orquídeas
Materiais usados no meu jardim:
10 metros de grama São Carlos
15 metros de limitador de grama
10 metros manta de bidin
18 sacos de pedra de Rio 30k
2 sacos de pedra branca 30 k
2 vasos grandes
2 vasos médios
6 vasos pequenos
1 lata spray verniz natural
Investimento total: R$ 700,00
Serviço
Pronta Flora
Endereço: R. Manoel Gomes dos Santos, 3281 – Vila Industrial, Cravinhos – SP
Fone: (16) 3951-2026
Riber Flores Comércio de plantas
Endereço: R. Barretos, 200 – Vila Elisa, Ribeirão Preto – SP
Paraiso das Pedras- Pedras ornamentais
Av. Mal. Costa e Silva, 4610 – Vila Elisa, Ribeirão Preto – SP
Fone: (16) 3626-1314
Cantinho Verde
Contato: Mac Zamboni
https://www.facebook.com/Cantinho-Verde-681029955296923/
(16) 98267-0888
2 Comentários
Debora Zamboni
Perfeito tive a oportunidade de conhecer os dois jardins e sem dúvidas é de encher os olhos de tanto capricho rico em detalhes . Parabens .
Segura na minha mão
Obrigada pelo carinho, Débora!