Pilares do ESG: negócios conscientes estão em alta

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Hoje, para fazer sucesso entre o público comprador não basta só ter um produto bom. É preciso ir além em administração e atitudes da marca com relação aos problemas que envolvem o mundo. O conceito de ESG, que significa “Environmental, Social and Governance” (Amabiental, Social e Governança), vem ganhando muita notoriedade dentro de empresas e indústrias de todo o mundo. Isso porque a sigla remete a busca de meios para minimizar seus impactos ao meio ambiente. Trata-se também, em se preocupar com as pessoas e adotar boas práticas administrativas em um ambiente corporativo. É exatamente este conceito adotado pela Beijo do Sol, empresa de moda praia, de Ribeirão Preto (SP) e que vem crescendo a cada dia.

A indústria da moda é um dos setores que mais causa preocupação quando o assunto é meio ambiente, afinal esse setor é responsável por cerca de 8% a 10% das emissões mundiais de gases de efeito estufa e gastos de 215 trilhões de litros de água por ano. Outro ponto preocupante do setor, são as condições de trabalho, que muitas vezes são precárias. Além disso, seus resíduos deixados para trás, após a confecção dos produtos é gigantesco.

Pensando nesse cenário de sustentabilidade e boas práticas para o meio ambiente e corporativo, a Beijo do Sol, iniciou a confecção de suas peças em 2020, em meio à pandemia, já com a pegada sustentável.

Como o tecido de linha praia demora de 70 a 100 anos para se degradar no meio ambiente, a empresa optou por soluções de produção que diminuísse esse impacto com a impressão 100% digital das estampas, que reduz em 95% o uso de água. Se comparado com o método tradicional de estampagem, além da redução da utilização d’água, também tem economia no consumo de energia e evita o descarte dos resíduos de tintas coloridas.

Outra ação sustentável que a Beijo do Sol aderiu ao seu processo foi a reciclagem de retalhos, afinal, uma empresa que produz em média 10 mil peças por ano, acaba gerando uma quantidade de resíduos enorme. A empresa faz doações regulares dessas sobras de tecidos para artesãos.

Segundo a diretora financeira da empesa, Érika Nogueira Bianchini, as sobras de tecidos usados nas coleções são sempre destinadas para as pessoas que fazem tapetes e pulseiras, justamente para que, ao invés de serem descartadas no meio ambiente, possam se tornar uma fonte de renda para quem mais precisa neste momento difícil que vivemos. “Unimos sempre meio ambiente e social e pensamos em ações que possam impactar positivamente”, defende ela.

CONSUMIDORES ESTÃO MAIS PREOCUPADOS COM SUSTENTABILIDADE  DOS PRODUTOS

Um levantamento intitulado como “Pesquisa sobre vida saudável e sustentável”, feito pela consultoria GlobeScan em 27 países, mostra que a parcela de brasileiros cientes do quanto determinados produtos podem ser letais para o meio ambiente aumentou de 69% para 81% nos últimos anos.

Pensando nisso, um dos principais valores de produção para a Beijo do Sol, se concentra na preocupação da sustentabilidade e responsabilidade social. Segundo a diretora da marca, o compromisso é cumprido em diversas frentes e já tem perspectivas de crescimento.

“Sempre tivemos vontade de abrir um negócio consciente, e, ao surgir a oportunidade, a ideia da sustentabilidade foi muito importante no processo. Começamos ao optar por estampas digitais em nossas peças, que geram economia de água e causam menos impacto ao meio ambiente, e ampliamos para a doação de resíduos sólidos. Agora, isso é motivo de orgulho e inspiração para futuras iniciativas internas”, ressalta Érika Bianchini.

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