Qual o pente ideal para o seu tipo de cabelo?

Se gostou compartilhe!

Profissionais do ramo da beleza dão dicas importantes para ajudar na missão de encontrar o pente correto para cada tipo de cabelo

Sabia que o pente é uma peça fundamental para manter a beleza de cada tipo de cabelo? Muita gente não tem noção de como o pente correto pode ajudar na saúde dos fios e evitar problemas como quebra do cabelo e frizz. Existe uma infinidade de modelos no mercado: largos, finos, com cabos longos, curtos, de plásticos, madeira. Muitas vezes, a diversidade é tanta que a escolha fica complicada. Profissionais do ramo da beleza dão dicas para ajudar você na missão de encontrar o pente correto para o seu cabelo. Confira as dicas do personal hair do Shades Studio, Ivan Santos e do hairstyle do Gilberto Cabeleireiros, Marcos Coraza.

CACHEADOS:
Ivan Santos diz que normalmente os fios cacheados são finos e muitas vezes frágeis, por isso é necessário escolher pentes de dentes largos. “No caso dos cacheados, é importante escolher pentes com dentes de 2 a 3 milímetros de distância, os pentes de dentes largos”. O profissional ainda alerta sobre a preferência dos pentes de madeira ou ionizados para esse tipo de cabelo “É interessante utilizar os pentes de madeira ou os de plástico que sejam ionizados. Essa tecnologia, usada na fabricação do plástico, auxilia na redução do frizz”, explica.

Ivan também dá uma dica importante para as cacheadas desembaraçares os cabelos. “Não há como falar de pentes sem falar também na divisão correta para desembaraçar os fios. Uma dica é ter um borrifador em mãos caso o cabelo não tenho sido lavado” ressalta. O processo de desembaraçar pode ser feito da seguinte maneira: “faça uma linha circular, começando na ponta da sobrancelha e seguindo sobre a orelha até completar um círculo. Prenda a parte superior, umedeça a parte inferior e comece a desembaraçar a partir das pontas, indo progressivamente em direção à raiz. Depois solte a parte superior e repita o processo. Podem ser utilizados óleos, silicone e leave-in para auxiliar no processo”, orienta.

CRESPOS:
Esse tipo de cabelo também é conhecido pela fragilidade do fio. “Normalmente, ele tem uma textura fina, o que facilita a quebra dos fios se forem desembaraçados de forma incorreta. O melhor pente para esse tipo de cabelo é aquele com uma distância que varia de 4 a 6 milímetros entre os dentes, conhecido como pente garfo”, diz Ivan Santos.

Marcos Coraza, hairstyle no salão Gilberto Cabeleireiros ressalta que no caso dos cabelos crespos é importante não desembaraçar os fios secos “O pente pode ser de madeira, plástico ou metal, desde que seja ionizado. É importante não desembaraçar o fio seco para que não o quebre”.

Ivan Santos orienta sobre a correta divisão no momento de desembaraçar. “Faça uma divisão começando na fronte (meio da testa) até a nuca e depois divida de orelha a orelha, num formato de cruz. Após prender as 4 seções, comece desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, prosseguindo até a parte superior. Também podem ser utilizados óleos e silicone para facilitar o desembaraço”, esclarece.

LISO
Esse tipo de cabelo também enfrenta uma grande dificuldade na escolha do melhor pente ou escova, pois há uma variedade maior de tipos de fio: grossos, finos e mistos. Marcos Coraza orienta sobre o tipo de pente para os cabelos lisos. “Os melhores pentes para cabelos lisos são os de plásticos com dentes não muito espaçados, podendo ser com ou sem cabo. Se puder, dê preferência aos pentes profissionais e importados, são muito especiais e valem o investimento”.

Ivan Santos diz que no caso dos cabelos lisos não é necessários uso de borrifador nem de óleo “Normalmente, não é indicado o uso de borrifador nem de óleo e silicone, porque esses produtos deixam o cabelo liso muito pesado e oleoso. Nesse caso, você vai precisar apenas de uma escova raquete, que pode ser quadrada, arredondada ou oval”.

O profissional do Shades Studio também dá uma dica para o processo de desembaraçar cabelos lisos. “Para desembaraçar faça uma divisão prendendo a parte superior, e assim comece desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, de forma delicada, sem forçar os fios. O formato da escova raquete contribui bastante para não quebrar esse tipo de cabelo. Por ser fabricada com cerdas mistas e espaçadas, é adequado para os lisos”, conclui.

Com essas dicas com certeza vai ficar mais fácil encontrar o pente ideal para o seu tipo de cabelo e manter a saúde e a beleza das madeixas.

Já segue o Segura no Instagram?

Deixe um comentário