Sua casa pode ser sua academia

Se gostou compartilhe!

Devagar as coisas estão voltando ao normal, mas em muitos lugares as academias ainda não abriram ou estão trabalhando online. Tudo bem que não é a mesma coisa, mas é possível usar objetos e o espaço que você tem dentro de casa para simular uma academia.  Convidamos a Vani Santos, personal trainer da Santé Academia, para mostrar que quem não está pronto para sair de casa pode se manter em forma no lar mesmo. Nos treinos, uma simples vassoura pode servir como apoio para trabalhar pernas, braços e bumbum. Desde que a quarentena se instalou por esses lados, a personal monta treinos gratuitos pela internet e utiliza de vários objetos de casa.

De acordo com a Vani não dá para termos cem por cento dos benefícios que temos na academia, mas dá pra se beneficiar com o que temos em casa. “Com relação a resultados tanto na academia quanto nos conforto do lar podemos conseguir. Agora, existem outros paramentos a se levar em consideração. Um deles é que malhar em casa e sem companhia, onde a motivação só depende de você, na maioria das vezes, leva a pessoa a procrastinar ainda mais. Na academia existe a energia do social, o relacionamento com outras pessoas que estão ali se cuidando. Tem a energia do personal, do ambiente em si. Acredito muito que isso faz diferença”, diz.

Mas, já que estamos em um momento em que o convívio social pode não ser propício para a saúde, tem como adaptarmos utensílios de casa na malhação. “A sua cadeira ou sofá pode servir para um agachamento  ou até uma escalada. É possível usar a vassoura para agachamento e fortalecimento de pernas e glúteos.  Garrafinhas de água que podem ser substituídas por alteres, enfim, há uma infinidade de possibilidades”, explica.

Algumas sugestões da Personal:

Cadeira/ sofá: agachamento/ flexão de tríceps/ escalada / glúteo, adução de perna etc;

Balcão: flexão peitoral;

Cabo de vassoura ou rodo: apoio para Agachamento, para ombro elevação, desenvolvimento e outros;

Garrafinha de água: rosca bíceps, ombro lateral etc ;

Garrafas de amaciante grande serve como kettlebell: agachamento Sumô, agachamento Terra, exercício como swing etc;

Uma toalha velha, por exemplo,  pode ser usada para vários outros exercícios simulando o TRX, como o exercício de remada, agachamento unilateral e  agachamento com pulo. Além disso, a toalha pode ser usada como colchonete para exercícios de abdominal supra, usada também no lugar da bola para fazer o exercício de flexora. “Enfim é só usar a imaginação que temos tudo o que precisamos disponível”, enfatiza nossa a profissional de  Educação Física.

Mas, ela salienta que, para a prática de ginástica em casa, é preciso levar em consideração algumas questões. “Eu diria que é preciso respeitar sua condição física, acima de tudo. É preciso se atentar à postura, respiração e estar consciente do que está fazendo. E, é claro, que todo tipo de exercício, mesmo que online, precisa estar sob orientação de um profissional da área de Educação Física”.

Vani fala ainda da importância de usar o tempo que temos para algo que traga benefícios à vida e se exercitar é um deles. Ela fala diretamente para todos vocês (pra mim, não! Eu me exercito oito vezes por semana. Pode ser para a Ariane!).  “Você vem usando a sua energia e o seu tempo para coisas que você quer ou para coisas que você não quer? Todo e qualquer objetivo necessita de disposição, persistência e paciência. Aprenda a amar o processo do seu desejo tão almejado, da mesma forma que amaria o resultado final. O que quero dizer é permita, e divirta-se, busque algo que te dê prazer e que seja por você”, conclui a personal.

Quem quiser malhar de casa entra no Instragram  @vanisantnttos. Na Bio tem o link para fazer as aulas dela gratuitamente, no mês de agosto. No mês de julho ela lançou um desafios e desde então segue com os exercícios.  Aulas individuais podem ser combinadas por direct.

 

Já segue o Segura no Instagram?

Deixe um comentário