Petra, a maravilha da arquitetura

Se gostou compartilhe!

Por Juliana Cherulli

Vou te contar sobre o lugar mais mágico e incrível do mundo, pelo menos o que tive a chance de conhecer – estou falando de Petra, na Jordânia. A primeira vez que ouvi falar de lá foi em uma foto de uma blogueira que estava em seu ano sabático experimentando o deserto Wadi Run através do Workaway ou Wwoof, não me lembro exatamente. Enfim, eu vi aquela foto e pensei: onde é isso? Era sobre um incrível exemplo de arquitetura antiga, encrustado em uma montanha de cor bronze. Dei um Google e voilà: era na Jordânia. Isso era tudo que eu sabia sobre o país, até então.

Quando fui para o estágio na Tunísia, algumas coisas deram errado, algumas deram certo, e uma das coisas que deram muito certo foi conhecer uma boa amiga que estava com o roteiro planejado pelo Oriente Médio. Uma brasileira faminta como eu. E depois que nossos trabalhos estavam terminados na Tunísia, fomos a uma aventura no Oriente Médio. A Jordânia estava como o terceiro país do nosso plano, e pra falar a verdade não via a hora de chegar lá!
Fomos para lá logo após o Egito e, por algumas razões de logística e de terrorismo, tivemos que ir de avião até Aman, e de lá para Wadi Musa (cidade onde está localizada Petra). Pegamos um táxi no aeroporto, que custou US$ 130. Sabe quando você está super cansada e simplesmente não aguenta mais? Dormimos no banco de trás do táxi, cada uma em cima de sua mochila e acordamos assustadas, pois o táxi havia parado no meio da estrada.

Estava nevando e muito! Sim, neva na Jordânia! “Meu sonho de ir a Petra chegou ao fim”. Mas, de alguma forma, a sorte está sempre ao meu lado. Chegamos a Wadi Musa em segurança e, no mesmo dia, fomos capazes de ir a Little Petra. A neve havia parado um pouco e, no dia seguinte, seguimos para a real Petra (aquela da foto, dentro da minha memória).

Quando você chega lá, há uma fila enorme. Você compra o ingresso para entrar e segue até o início da trilha. Caminha e aprecia. Caminha um pouco mais, mais e mais. Observa o quão bonito é tudo: as cores, alturas, o cânion monumental, até quase ser atropelada por um cavalo com uma carruagem e alguns outros turistas. Às vezes vale a pena parar por um momento e perceber as diferenças entre as cores das rochas e a terra. É incrível! Sério, essas pedras são mágicas!

Quando você chega ao mosteiro, percebe que as fotos não mentem. É realmente algo monumental! E, quando você vê os camelos todo enfeitados fazendo pose, você pensa: uau!

O Monastério em Petra!

Continue subindo as rochas para ver o mosteiro de cima. Tem uma cena que nunca esquecerei: alguns homens  na faixa dos seus 40 anos de idade subindo essa parte da trilha, e quando percebem que eu e uma amiga éramos brasileiras, disseram: “como é possível? vocês meninas e tão jovens, viajando sozinhas e aqui! É incrível, vocês são mais corajosas que muito macho por aí!” Mas, é claro colega, a Beyoncé já disse eu eu reafirmo: who run the world? GIRLS! Eu me senti muito bem a essa altura. Ainda o faço sempre que me lembro. É a sensação de ser corajosa e se sentir fora da zona de conforto!

Vista do deserto cor de bronze.

Você pode ir até o topo dessas montanhas, a vista é de tirar o fôlego! E depois de andar o dia todo, você ainda tem o Tesouro para visitar. Prepare suas pernas! Existem 850 degraus! 850! Não pense, apenas vá! Outro monumento incrível que fará você parar e pensar por um tempo. Com o céu azul e algumas nuvens brancas ao redor. É uma paisagem incrível! E se você tiver sorte, terá a chance de ver um dos beduínos escalando-o com uma coragem que nunca vi antes.

O Tesouro que você encontra após subir 850 degraus!

O que mais me fascinou foi a cor de bronze daquele lugar. O albergue que eu fiquei foi o Valentine Inn. A água quente ficava disponível apenas duas horas por dia e você precisava comprar seu próprio papel higiênico (não é fácil mochilar, não). Apesar disso, era muito aconchegante. O hostel vendia bebidas alcoólicas e ficava perto de alguns restaurantes e mercados. Uma curiosidade sobre a maioria dos países de maioria muçulmana é que é proibida a venda de bebidas alcoólicas abertamente. Geralmente, ficam em uma sala escondida, dentro do supermercado. E, se acaso você for comprar como estrangeiro, é necessário mostrar seu passaporte.

Já segue o Segura pelo Instagram?

 

Deixe um comentário