Mastologista e psico-oncologista participarão da ação solidária “Lenços do Bem”, neste domingo

Se gostou compartilhe!

O evento está sendo organizado pela paciente em tratamento Aline Almeida e pretende reunir mulheres de toda a região

                        Por Ariane Ribeiro

A ação solidária “Lenços do Bem”, que acontece neste domingo (13/10), das 9 às 11 horas, no Parque Raya, em Ribeirão Preto, terá a participação do mastologista Gustavo Zucca e da Psico-oncologista Aline Zucca. A dupla conversará diretamente com as mulheres que estiverem no evento. Dúvidas como diagnóstico, tratamento, operação e reabilitação dos pacientes poderão ser discutidas com os profissionais.

“Para mim enquanto médico é um dever ajudar a divulgar o Outubro Rosa e mostrar a importância da conscientização. As pessoas tem que entender que elas podem e devem ter tratamento digno. Minha missão é acolher e suavizar as angústias de pacientes que estão ou estiveram com problemas nas suas mamas”, afirma o mastologista Gustavo Zucca, que trabalha com o câncer de mama desde 2002 e é fundador do Mama Móvel, em Ribeirão Preto. Por acreditar na importância da reconstrução da autoestima da mulher, o mastologista se especializou em cirurgia oncoplástica e reconstrução mamária, no Instituto Europeu de Oncologia. Ficou durante 12 anos no Hospital de Câncer de Barretos e agora retorna para Ribeirão Preto.

Os profissionais foram convidados a participar da ação pela idealizadora, Aline Almeida, contadora e paciente com câncer de mama em tratamento. O objetivo do evento é reunir o maior número de mulheres com câncer e também as que convivem ou já conviveram com alguém em tratamento. A troca de experiência, sentir o apoio de outras pessoas é muito importante”, explica Aline.

Em sinal de apoio, todas as mulheres devem ir de lenço na cabeça e levar um quilo de alimento não perecível que será doado para o Gaceon (Grupo de Apoio ao Centro Especializado em Oncologia da Beneficência Portuguesa). A instituição foi escolhida porque Aline faz tratamento pela rede pública de saúde e durante as sessões de quimioterapia ela é acolhida pelas voluntárias do Gaceon, que servem café da manhã e almoço para todos os pacientes. “Eles dependem 100% de doações para garantir essas refeições”, explica Aline.

Assistente Navegadora

Aline Zucca também participará do evento e tem muito a contribuir com todos os presentes. Além de psico-oncologista, ela é uma assistente navegadora. Vocês querem saber o que é uma assistente navegadora?  Isso tem muito a ver com nosso site, com o ato se segurar na mão e não soltar.

Segundo a psico-oncologista, são nas unidades de tratamento que surgem esses anjos da guarda. Normalmente são profissionais da área da saúde: psicólogos, enfermeiros ou assistentes sociais, que se especializam em compreender todas as etapas do tratamento do câncer de mama e auxiliam, através de um apoio individualizado, suas pacientes. Desde o diagnóstico até a reconstrução mamária, ou seja, durante todas as etapas da terapia. A assistente navegadora proporcionará uma atenção especial às pacientes, sendo responsável por estar junto delas com toda atenção que merecem. Através de informações básicas, como por exemplo: a localização das clínicas e meios de transporte, até resolver dúvidas pertinentes, a cada fase do tratamento.

“A assistente navegadora, geralmente, é uma mulher, portanto, tem toda a sensibilidade para compreender as questões delicadas, que envolvem o universo feminino, durante o desafio do tratamento e das mudanças que podem ocorrer na sua qualidade de vida. Ela torna-se uma referência para às pacientes. Muitas vezes recepciona a mulher desde sua chegada à clínica e acompanha às consultas, envolvendo-se com as questões mais particulares de cada uma” explica Zucca.

Ela ainda faz uma análise sobre a doença. “Costumamos dizer que o tratamento para o câncer de mama é como se fosse uma escada bem alta, onde cada degrau é uma etapa do tratamento. Uma equipe multidisciplinar preparada deve ser seu corrimão, mas nada melhor do que uma mão amiga e carinhosa para segurar e se apoiar durante essa escalada. Vale dizer que homens também podem apresentar problemas nas mamas e deverão receber a mesma atenção”, acrescenta nosso anjo da guarda.

Este novo conceito está sendo implantado no Brasil e em Ribeirão Preto. “É primordial se consultar, regularmente, com o mastologista. Junto ao profissional, é possível encontrar uma assistente navegadora, que será uma guia que dará a paciente mais segurança”, conclui a convidada do evento “Lenços do Bem”.

SERVIÇO 

Lenços do Bem

Parque Ecológico Doutor Luis Carlos Raya

Endereço: Rua Severiano Amaro dos Santos, s/n – Jardim Botânico, Ribeirão Preto – SP.

Data: 13/10/2019

Horário: Das 9h às 11h

Doação: 1 kg de alimento não perecível

Ação: Todas as mulheres deverão usar  lenços na cabeça.

 

Clinica Mulher & Saúde – Dr. Gustavo Zucca Mathhes e Aline Zucca

Endereço: Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540, sala 32A – Jardim Califórnia – Centro Médico do Ribeirão Shopping, Ribeirão Preto – SP. Fone: (16) 3625-9385 ou 3625-9229

Site do médico: www.mamarec.com.br

Um comentário

Deixe um comentário