90 sobrenomes italianos serão homenageados em Festival Gastronômico

Se gostou compartilhe!

 

A festa, que acontecerá em Serrana (SP), contará com comida, música e resgatará a cultura dos Italianos que vieram para o Brasil em busca de prosperidade

 

A cada 100 brasileiros cerca de 15 são descendentes de italianos e esse número é ainda maior em algumas regiões. Em Serrana, interior do Estado de São Paulo, cidade com 45 mil habitantes, existem quase 90 sobrenomes italianos, de famílias que vieram da Itália, de 1891 a 1920.  Histórias de um povo que deixou a Europa em navios e enfrentou muita dificuldade na terra de Cabral. Para regatar a história e a cultura desses ítalo-brasileiros, a cidade de Serrana, junto com a igreja católica, realizará o “2º Festival Gastronômico Italiano”, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de setembro, no Centro de Eventos da Igreja Sagrado Coração de Jesus. O evento terá muita música, dança, comida e histórias de um povo que ajudou na construção de tudo o que é visto hoje. O evento tem o apoio da Secretaria da Cultura de Serrana.

Barbieri é um dos sobrenomes que vieram da Itália para Serrana, de 1821 a 1920. Esse é o sobrenome do padre Danilo, historiador e idealizador do evento. “Vi a necessidade de resgatar as raízes da nossa cidade e uma dessas raízes é italiana”, disse ele que está escrevendo um livro sobre a história da cidade. Barbieri afirma que a segunda edição da festa, que acontece no próximo mês, vai ser muito melhor que a primeira, que aconteceu no ano passado, ainda com as restrições da pandemia da Covid-19. “Mesmo sendo a primeira cidade que vacinou todos os seus habitantes, tivemos que tomar algumas precauções, pois precisávamos resguardar nossa população. Esse ano tudo está voltando ao normal. Além da missa que é rezada em italianos, teremos tudo o que a família italiana gosta: comida e muita alegria”.

Padre Danilo Barbieri está no comando da festa

 

Com preços populares, a festa traz um espaço dedicado para toda a família. Veja se o sobrenome da sua família é um dos que chegaram até Serrana, entre os anos de 1891 e 1920. Nesses dias, a Revista Segura vai contar um pouco da história dessas famílias.

 

Sobrenomes homenageados:

Cedrinho

Borim

Carnaval

Galante

Zavanella

Guido

De Meo

Rissi

Manfrim

Cavalheiro

Buzanello

Sacomani

Careçato

Titoto

Farina

Gallo

Delmônico

Farina

Montanari

Rizotti

Console

Contiliani

Camperoni

Giotto

Marcolino

Baricalla

Terzariol

Registro

Garavazzo

Valdevitte

Sertório

Mechia

Sangaletti

Bertanholli

Purcini

Capitelli

Tomazzini

Barbieri

Valdevite

Scarpini

Rastelli

Fabris

Fugliaci

PAcolla

Zagatti

Montagnane

Pelá

Bugnolo

Ricci

Santarelli

Leonel

Marini

Farina

Silvestre

Andreassa

Antoniassi

Giolo

Passilongo

Gilioli

Leighe

Sartori

Gerolimi

Rizoti

Ciodoni

Farina

Pinhanelli

Pascoalato

Sinastri

Peron

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário