Almee Instituto tem inscrições abertas para nova turma em Ribeirão Preto

Se gostou compartilhe!

Voltado ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais de adolescentes, curso gratuito oferece 25 vagas em aulas on-line e presenciais

 

Até esta quarta-feira, dia 3 de maio, adolescentes entre 11 e 15 anos, moradores em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, podem se inscrever para a nova turma do curso Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, oferecido pelo Almee Instituto. A formação é oferecida de forma gratuita e para participar é preciso ser aluno regular de escolas públicas ou particulares e ter acesso à internet. As inscrições devem ser feitas por meio do link https://bit.ly/ProcessoSeletivo-Turma7 ou pelo Instagram (@almeeinstituto). Para esta nova turma, há 25 vagas disponíveis e a seleção será feita por meio de entrevista com os adolescentes e seus responsáveis. O Almee Instituto é idealizado e mantido pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora.

Com duração de três meses – a iniciar imediatamente após o encerramento das inscrições -, o curso tem atividades on-line e presenciais. Durante as três primeiras semanas de cada mês, os adolescentes participam de oficinas ministradas no ambiente virtual, com duração de 3 horas cada uma. O encontro presencial ocorre na última semana do mês, para consolidação prática do que foi ministrado pela internet.

A grade de atividades é dividida em três frentes de aprendizados, com oficinas de informação e conhecimento que abordam a relação do adolescente com ele mesmo, com o outro e com o mundo. Na primeira, são exploradas as temáticas do autoconhecimento, pensamento crítico e protagonismo. Na segunda, a discussão fica em torno da empatia, comunicação e colaboração. E na terceira, são abordados conceitos de sobrevivência, sustentabilidade e empreendedorismo.

De acordo com Adriana Bonemer, diretora do Almee Instituto, o objetivo com a oferta do curso é proporcionar mudança de vidas por meio de uma forma diferente de educar, olhando para a alma dos adolescentes. “Investimos nessa iniciativa movidos pelo interesse em promover e incentivar a educação no Brasil. E o recorte pontual de atuarmos na educação socioemocional vem responder às necessidades dos tempos atuais”, comenta.

Adriana Bonemer lembra que, desde 2020, uma alteração na lei Nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornou obrigatória a inclusão de competências socioemocionais na grade curricular do ensino Fundamental e Médio, em todas as escolas do país. O foco é a oferta sistemática de ensino sobre habilidades e atitudes necessárias para os alunos compreenderem e administrarem suas próprias emoções. Autoconsciência, autocontrole, consciência social, habilidade de construir relações e tomada de decisões responsáveis são pilares da educação socioemocional.

O Almee Instituto é um projeto em fase experimental, criado há três anos pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, que atua contando com parceria voluntária dos colaboradores das construtoras. “Nossa proposta é desenvolver os jovens do futuro, estimulando suas competências emocionais que formam a capacidade individual de mudar o modo de pensar, de agir, de comportamento e atitudes, impulsionando transformações sociais”, destaca Giovani Stefano Ramos, coordenador do Almee.

As atividades presenciais do Instituto são realizadas em espaços diversos, como praças, parques e empresas. Para instituições de ensino, públicas e particulares que tiverem interesse em levar as atividades do Almee para dentro do ambiente escolar, basta entrar em contato direto com o coordenador Giovani Ramos, por meio do telefone (16) 99426-8586.

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA PELO INSTAGRAM?

Deixe um comentário