Fundação do Livro e Leitura divulga agenda cultural do mês de maio

Se gostou compartilhe!

A programação começa nesta quarta-feira (3/5) com mais um sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento. A autora Cristiane Sobral também participa da programação, no Clube Literário Resenha Preta no dia 13 de maio. Todas as atividades são gratuitas e abertas

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia a agenda cultural gratuita do mês de maio. Com atividades presenciais e on-line, abrangendo todos os gostos – da literatura ao cinema. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

O primeiro encontro do mês será nesta quarta-feira (3 de maio), às 20 horas, com o sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América). O encontro, coordenado pelo médico e escritor, Nelson Jacintho, tem como principal proposta incentivar a produção artística e literária na cidade.

Resenha Preta

A programação traz também, no dia 13 de maio (sábado), às 10h, mais um encontro do Clube Literário Resenha Preta, que nesta edição traz a obra da autora Cristiane Sobral para o debate. Novamente em Ribeirão Preto para mais um encontro com o público, a escritora estará na sede da Fundação para um bate-papo sobre o tema “Histórias Negras”, a partir do seu livro “O tapete voador”.

Cristiane Sobral é carioca e escreve peças dramáticas, poemas, contos e crônicas. Foi a primeira atriz negra graduada em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Atuou no curta-metragem “A Dança da Espera”, de André Luís Nascimento, e em diversos espetáculos teatrais. Estreou na literatura em 2000, publicando textos nos “Cadernos Negros”. Foi crítica teatral da revista Tablado, de Brasília. É mestre em Artes (UnB) com pesquisa sobre as estéticas nos teatros negros brasileiros, membro da Academia de Letras do Brasil seção DF – onde ocupa a cadeira 34 e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. No ano passado, foi uma das escritoras participantes do projeto Combinando Palavras durante a 21ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

A curadoria e mediação do encontro é feita pelos organizadores do Clube Literário Resenha Preta que, a cada encontro, propõe um tema específico a partir da obra de autores pretos – sempre presentes nos debates. A proposta do projeto é traçar reflexões abrangentes, além de expandir o universo da leitura dos participantes, sempre debatendo questões raciais e literatura contemporânea afro-brasileira.

Todas as obras discutidas nos encontros fazem parte do acervo da Biblioteca das Artes – Lucilia Junqueira de Almeida Prado, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O Clube Literário Resenha Preta é uma das ações do projeto Biblioteca das Artes, contemplado pelo edital 27/2022 do Programa de Ação Cultural ProAC Editais da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


Cinema

No mesmo dia, 13 de maio, às 16 horas, os Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro, realizam mais uma edição do Cine Fórum. Neste mês, o filme escolhido foi “Lua de Fel”, de 1992, de Roman Polanski, uma adaptação do livro de mesmo título, do escritor francês, Pascal Bruckner. Após a exibição será realizado um bate-papo sobre o longa.

“Um dos filmes mais esquecidos de Polanski”, destaca Marcos de Castro. Para ele, o “Lua de Fel” é também um dos filmes mais comentados no ano em que foi lançado – principalmente pela crítica especializada da época. “Foi o ano em que a crítica mais conservadora teve que sair e criticar filmes como esse, que ousou em mostrar a intimidade entre casais”, explica.

O cinéfilo deixa um alerta sobre a expectativa criada sobre a intimidade. “Se as pessoas esperam um ‘Cinquenta Tons de Cinza’, estão enganadas. Esse é um filme de arte. É um drama controverso sobre intimidade. Uma intimidade que o cinema ousou poucas vezes em mostrar”, mostra Marcos de Castro.

Os Gêmeos do Cinema lembram a primeira vez em que assistiram “Lua de Fel” e ficaram impactados com o filme. O interesse pela produção surgiu através de fitas VHS, com vários trailers de filmes e, entre os videoclipes, estava o do longa de Roman Polanski. “É um filme controverso, polêmico e que mexe com temas muito sensíveis. Assistimos esse filme com 12 anos e isso nos impactou pelas cenas e pelo final surpreendente”, lembra André de Castro.

A expectativa da dupla é que o público ajude a resgatar a importância dessa obra cinematográfica, do diretor francês, além dos já conhecidos, como o “O Pianista”, “O Bebê de Rosemary” e “Chinatown”. “Espero que as pessoas possam entrar no sentimento dos personagens principais, que vivem uma paixão tão avassaladora. E que elas mergulhem na história para termos um excelente debate”, propõe Marcos de Castro.


Histórias Infantis

A agenda de maio traz também contação de histórias em São Joaquim da Barra, exclusiva para os alunos da Escola Sylvio Torquato. Com o tema alimentação saudável, “A sopa de pedra” será a história interpretada pela atriz Monalisa Machado, na quarta-feira (17/5), às 9h30.


Clube do Livro

A programação encerra no último sábado do mês (27/5), às 16h, com o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura, comandado pela bibliotecária Gabriela Pedrão. Neste mês, a obra debatida será “A Porta”, de Magda Szabó (1917-2007).

O romance teve sua primeira publicação no Brasil apenas em 2012, cinco anos após a morte da escritora húngara. “Essa história traz conflitos e questões da personagem principal que se misturaram com a história da Hungria. Esse foi um dos motivos que me fez escolher esse livro para o encontro desse mês”, explica Gabriela Pedrão.

“A Porta” pode ser definida como uma autobiografia da escritora com partes em ficção. Com um tom de mistério, o livro conta a história de uma relação de dependência entre duas mulheres na Budapeste dos anos 1950: Magda e sua governanta, Emerenc.

A bibliotecária está ansiosa para o debate sobre a obra da escritora, principalmente pelos aspectos históricos que o romance traz. “A obra mostra ainda questões interiores e pessoais da personagem. Espero que essa mistura de enredo resulte em um bom bate-papo”.

A atividade será feita on-line, aberta e gratuita ao público, com participação através do link:
https://us02web.zoom.us/j/85973297168?pwd=a28vYUw2c0pDSDVibnNzbFRrUldGdz09.

SERVIÇO 
Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 3 de maio (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Resenha Preta
Com a presença da escritora Cristiane Sobral
Data: 13 de maio (sábado)
Horário: 10h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
“Lua de Fel” (1992)
Data: 13 de maio (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Contação de Histórias
“A sopa de pedra”, com Monalisa Machado
Data: 17 de maio (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: Escola Sylvio Torquato (São Joaquim da Barra)
Exclusivo para alunos

Clube do Livro
“A porta”, de Magda Szabó
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 16h
Plataforma de exibição: ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/88285221303?pwd=NTFGQnIrWStTSU5idFdmamxjYVg2Zz09
Aberto e gratuito

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA PELO INSTAGRAM?

Deixe um comentário