Os benefícios de se hospedar em hostel

Se gostou compartilhe!

*Por Juliana Cherulli

Tem gente que torce o nariz quando fala em viajar e se hospedar em hostel, mas vou mostrar pra vocês que pode ser uma aventura melhor que a encomenda.

A variedade de hostels é imensa. Em um quarto coletivo você sempre pode escolher entre o feminino, masculino ou misto, sendo esse último sempre o mais barato. Mas não é só quem viaja sozinho que fica em hostels. Muitas famílias, casais, ou grupos de amigos optam por ficar nessas acomodações, pois também há quartos privativos, com banheiro. Para crianças, na minha opinião, não é o ambiente mais recomendado, já que não há muitas opções de entretenimento. Mas, para os jovens, adultos e até para as pessoas de mais idade, é ótimo. A maioria oferece cozinha para uso com todos os utensílios disponíveis. Há muitas opção de passeios em parceria com agências de turismo (acabam saindo um pouco mais barato do  que se você contratar  através de um hotel). E, pra quem está sozinho (como é o meu caso), é uma ótima oportunidade pra fazer amizades e combinar os próximos passeios.

Tem hostels desde os mais baratinhos até os que chamamos de boutique, que tem uma arquitetura renomada, e oferecem alguns recursos a mais. O melhor site pra fazer reserva é o booking.com, nele dá pra filtrar o tipo de quarto, se você precisa de estacionamento, se tem café da manhã etc. Já o site hostelworld.com é de uma rede internacional. Se você tiver a carteirinha (custa por volta de 40 reais) você consegue desconto nos hostels de rede, no mundo inteiro. É Sempre bom prestar atenção à nota que a hospedagem está qualificada a aos comentários dos viajantes que já estiveram lá, assim pode conseguir algumas dicas boas sobre o café da manhã, localização e receptividade dos funcionários.

 E o principal: para a maioria das reservas é necessário ter um cartão de crédito habilitado para uso internacional. Se o seu é nacional, vale a pena ligar no 0800 do banco e pedir pra fazer a troca.

O que eu mais gosto é a oportunidade de fazer amizades e a independência que esse tipo de hospedagem te oferece. Muitas vezes você recebe a senha de acesso ao edifício, podendo sair e voltar o horário que quiser, mesmo em quarto com mais pessoas. Muitos hostels te oferecem a chave do quarto, além de que na maioria dos quartos tem lockers (aqueles armários que a gente costuma ver em vestiário e escola) para você guardar os seus pertences. Esqueceu de levar cadeado? Você pode alugar na recepção. Precisa usar a geladeira pra guardar algumas coisinhas? Pode também. É só anotar seu nome, quarto e a data que colocou ali. Você não precisa ficar entrando em contato com o proprietário para combinar uma hora de pegar a chave, como no caso do Airbnb ou do couchsurfing, e nem precisa passar inerte à todas essas pessoas de culturas tão interessante como no caso dos hotéis.

@maoseguranaminha

*Colaboradora do Segura na Minha Mão, Arquiteta e Urbanista, e especialista em Design de Interiores do ARQ & CO Estúdio. Sempre que possível também carrega o título de viajante.

Deixe um comentário