Condomínios de Ribeirão Preto podem receber “selo verde” ao adotarem destinação correta dos resíduos

Se gostou compartilhe!

Empresa de Ribeirão Preto realiza coleta seletiva e disponibiliza treinamento para moradores

No mês de agosto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos completou 10 anos. No entanto, a lei que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos, está longe de ter alcançado seu objetivo. O que podemos ver, principalmente, em grandes cidades como Ribeirão Preto, é que não há o descarte adequado para o grande volume de resíduos sólidos urbanos gerados, o que prejudica o meio ambiente. Apenas 17% da população do país é atendida pela coleta seletiva, de acordo com um relatório de 2018 da ONG Compromisso Empresarial de Reciclagem (Cempre).

Desta crescente demanda de empresas e consumidores por soluções sustentáveis nasceu a Kata Ambiental, companhia especializada na gestão de resíduos e logística reversa, processo de recuperação de embalagens pós-consumo que são encaminhadas à reciclagem ou reutilização, para evitar que o material vá para um aterro. A empresa chega à Ribeirão Preto com o propósito de conscientizar o consumo e descarte dos produtos dentro das empresas e condomínios residenciais e comerciais.

Uma das principais frentes do projeto, e que já está em execução, é a coleta seletiva em condomínios residenciais e empresariais. “Os benefícios para o condomínio são muitos: o local fica limpo e organizado, valorizando o trabalho de zeladores, fortalecendo o senso coletivo de convivência, tornando prática e cotidiana a educação ambiental, formando novos cidadãos para a sustentabilidade a partir de nossa casa. Existe também uma valorização maior do condomínio, que recebe o selo verde de amigo do meio ambiente e o certificado de destinação correta dos resíduos. Todos ganham, mas principalmente o meio ambiente” explica Frederico Jabur, diretor da Kata Ambiental. O investimento por casa ou apartamento é a partir de R$ 10,00 e a empresa disponibiliza os sacos verdes para a reciclagem e faz a coleta 2 vezes por semana.

Para facilitar esse tipo de serviço, a Kata Ambiental desenvolve projetos de adequação da infraestrutura necessária de acordo com o local. Além disso, aplica treinamentos e palestras para empresas e condomínios, que visam o fortalecimento do senso coletivo de convivência, tornando prática e cotidiana a educação ambiental, formando novos cidadãos para a sustentabilidade.

Oportunidade para os catadores

Ainda de acordo com Frederico, uma das prioridades da Kata Ambiental é gerar empregos a quem tem menos oportunidades e qualificar os catadores para o gerenciamento racional dos resíduos, etapa essencial na economia circular, pois eles devem ser reaproveitados e reciclados, adicionando uma vida extra na cadeia do material. “O lixo é fonte potencial de matéria-prima para fabricação de novos produtos, ou seja, sua reciclagem traz benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos”, afirma o empresário.

Há muito tempo eu trabalho com reciclagem. Moro e fui criada em uma comunidade e foi lá que eu aprendi que o lixo podia ser uma fonte de renda para mim. Eu reciclava de porta em porta e fazia a separação na minha casa. Da reciclagem vinha a comida que eu colocava em casa. Aqui na Kata Ambiental o trabalho é diferente. Sou registrada, me sinto parte de um time e a estrutura é diferente. Temos biblioteca a nossa disposição, temos treinamentos, equipamento de proteção, luva, protetor ocular, máscaras. Estou muito feliz por essa oportunidade”, explica Valdelice Vieira da Silva, funcionária na Kata Ambiental.

Já segue o Segura no Instagram?

Deixe um comentário