Escovação infantil: veja a importância de criar esse hábito desde bebê

Se gostou compartilhe!

Dentista do Hapvida Interodonto diz que cuidados com saúde bucal também evitam cáries na infância

 

Para que o ato de escovar os dentes não seja visto como chato e o consultório do dentista encarado como um vilão, especialistas da odontologia aconselham que os cuidados com a saúde bucal comecem desde cedo. O ideal, segundo a dentista do Hapvida Interodonto, Riana Bringel, é começar a escovação assim que o primeiro dente nascer. Assim, o bebê já se adaptará melhor a este hábito.

“É importante levar a criança ao dentista a partir da erupção do primeiro dentinho. No consultório, ele irá apresentar os instrumentos, conversar com a criança e deixá-la à vontade no ambiente odontológico”, explica.

Porém, antes do primeiro dentinho aparecer e essa visita acontecer, as mães ou responsáveis podem higienizar a gengiva do bebê com o auxílio de uma gaze umedecida em água filtrada, após a amamentação ou o uso de mamadeira. “A prática favorece a saúde bucal das crianças e faz com elas se acostumem a ter a boca limpa”, frisa Riana.

Para a dentista do Hapvida Interodonto, os pais devem ajudar com a escovação das crianças até que elas tenham destreza motora e consigam realizar sozinhos a função, o que deve ocorrer a partir dos seis anos de idade. “Os pais devem estar sempre juntos e incentivar a escovação diária, ensinando a criança a importância da higiene bucal para não ter o risco de uma evolução de processo com cárie”, alerta.

 Frequência no dentista

Com o objetivo de prevenir possíveis doenças bucais, é aconselhável que as crianças façam uma visita ao dentista a cada seis meses para que tenham um acompanhamento adequado e se acostumem com a estrutura e o ambiente do consultório odontológico.

“É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças de seis em seis meses no consultório odontológico para que seja feita uma avaliação e elas recebam orientação a respeito da necessidade da higiene bucal”, frisa a dentista.

Os pais também devem ficar atentos em casa, principalmente em relação ao açúcar. De acordo com a especialista, os doces devem ser oferecidos de forma moderada, já que muitas crianças estão começando a ter cáries cada vez mais cedo em razão do excesso de açúcar, muito presente em alimentos industrializados. “A dica para evitar o quadro é simples: diminuir o consumo desses itens e aumentar a escovação”, conclui.

 

JÁ SEGUE A REVISTA SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe um comentário