Montadoras de móveis: mulheres exercem uma função até então masculina

Se gostou compartilhe!

As profissionais respondem por 1% dos profissionais que atuam na única plataforma de montagem de móveis do país; até 2020, esse número era nulo

O número de mulheres presentes em profissões majoritariamente masculinas cresce a cada ano. Segundo o Confea, somente em 2017, a presença feminina no mercado de trabalho saltou 28,1% em comparação com o ano anterior. Atividades como engenharia civil, aeronáutica e política registraram crescimento no número de mulheres matriculadas na graduação e em exercício.

A nova tendência das empresas mudou o comportamento dos clientes, que estão se acostumando com a presença feminina em todos os setores. É o que observou Geraldo Rigoni, CEO da Achei Montador, único e-commerce de montagem de móveis do Brasil. “Começamos a perceber uma procura muito grande por montadoras mulheres, principalmente por nossas clientes, que se sentem mais à vontade com uma presença feminina dentro de suas casas”, explica.

Em 2019, a empresa promoveu uma pesquisa com mil clientes e constatou que 38% das mulheres se sentiam constrangidas em receber sozinhas um homem em casa. Percebendo a necessidade de acompanhar as solicitações e promover uma ação de impacto social, a empresa lançou o projeto “Achei Montadoras”, em parceria com a Leo Social e apoiado pelo Sebrae e a ONG Mulheres do Brasil, que ensina mulheres refugiadas e de vulnerabilidade social a montagem de móveis.

O curso, além de atender a demanda da empresa, também impacta diretamente na inclusão de quem precisa de uma atividade que dê maior segurança financeira, tanto para as novas profissionais como para suas famílias. “Sempre colocaram para gente que profissões masculinas são uma coisa de outro mundo, mas a gente consegue sim, e fazemos muito bem. Tanto é que estamos conseguindo. Estou me sentindo realizada em fazer algo que gosto e ter a experiência na prática”, explica Sandra Ciclini, montadora de móveis da Achei Montador.

Hoje, a plataforma já conta com 76 mulheres de um total de 7.200 profissionais. A expectativa é que mais 300 profissionais mulheres integrem a empresa até a Black Friday deste ano. “Nós já temos mulheres atuando em São Paulo e o nosso desejo é que até dezembro de 2022, nossas clientes de todas as regiões metropolitanas do Brasil já sejam atendidas por essas profissionais”, completa Rigoni.

Sobre a Achei Montador

Fundada em julho de 2009 e com sede na Av. Paulista em São Paulo, é pioneira no e-commerce de montagem de móveis e serviços no país, tem a Amazon, considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia mundial, como principal parceira, além de gigantes do varejo nacional. Destaca-se pelo pioneirismo e inovação, além de uma comunicação mais próxima com os contratantes e sua capacidade de se adaptar às necessidades do mercado. Desde o início do ano, agregou outros serviços à plataforma, como manutenção de ferragens e puxadores, instalação de eletrodomésticos e de suportes.

JÁ, SEGUE O SEGURA NO INSTAGRAM?

Deixe uma resposta